Lago Norte é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.
Seu nome original era Península Norte, mas como havia Lago Sul, logo surgiu o nome equivalente, assim como Asa Sul e Norte. É uma península banhada pelo Lago Paranoá, lago artificial criado para amenizar o clima seco da região.
A região administrativa é composta por 5 setores: Setor de Mansões de Lago Norte, onde se localiza a outrora famosa Casa da Dinda, o Setor Centro de Atividades, onde está principalmente a parte comercial da região, o Setor Taquari, onde tem apenas residencias unifamiliares, o Setor da Península, dividido em quadras de lago (QL) e internas (QI) e o Setor Núcleo Rural, de Chácaras remanescentes.
Os Setores da Península, e de Mansões, possuem uma renda per capita relativamente alta e, juntamente com Lago Sul, o segundo maior número de piscinas por habitante do mundo[carece de fontes]. O Taquari é formado principalmente por jovens famílias, que estão construindo suas residências de aproximadamente 5 anos para cá. E o Núcleo Rural, é formado por antigas chácaras. Lago Norte é uma região administrativa de classe média alta.






Comércio
No Centro de Atividades, na entrada de Lago Norte, está a principal área de comércio da região administrativa com dois shoppings: o Deck Norte, muito conveniente, casual e aconchegante com a maior praça de alimentação da região, lojas de serviços, Americanas, academia Runway entre outras lojas, e o famoso e exclusivo Iguatemi que atrai público sofisticado de toda a região, com suas marcas internacionais famosas e restaurantes de luxo, entre outras atrações.
Também próximo à entrada de Lago Norte existe o Shopping Península, que remete ao nome original da região, com supermercados, academia Casa Corpo, entre outros comércios.