Atualmente o Parque das Garças possui serviço de vigilância, muito bom por sinal, horário de abertura e fechamento. Uma ciclovia foi construída a pouco tempo, assim como a recepção/entrada do Parque.
Melhoras vêm sendo feitas, mesmo que ainda não atenda com excelência como pode ser feito. Vejo que a mudança deve acontecer respeitando o formato de parque para lazer, como já vem sendo utilizado pelas pessoas que ali frequentam.
Está ocorrendo uma especulação imobiliária para transformação do parque em um complexo comercial, descaracterizando o espaço atual limitando o acesso e usufruto popular tradicional, transformando um bem de uso público comum para privado, restringindo e onerando o acesso a todos.
A destinação para construção de empreendimentos imobiliários no local dará Lazer Ecológico um novo formato ao Parque das Garças que nunca mais será o mesmo e de uso tão democrático como o atual.
É fato que o Parque necessita de uma infraestrutura mais adequada com melhores banheiros e duchas em locais estratégicos, lixeiras de coleta seletiva, churrasqueiras fixas (como no Parque da Cidade), presença de salva-vidas, placas educativas com regras específicas de uso para cada local, bicicletários, uma revitalização do espaço para ginástica e atividades de musculação e construção de parquinhos infantis.

Deve-se pensar em uma estrutura capaz de gerar espaços voltados para o público do lago. Atualmente já possui aluguéis de caiaque, pranchas de stand up. Outras atividades podem ser implementadas, como aluguel de bicicletas e escolas de esportes (wakeboard, windsurf e remo), vendas de bebidas e alimentos que podem ser feitas por ambulantes, devidamente cadastrados, gerando emprego e trabalho.
Acredito que os mais prejudicados serão os banhistas, ao fato de com o surgimento do entretenimento de bares e restaurantes, pier para lanchas serão instalados, TIRANDO A SEGURANÇA DO BANHO NO LAGO! Quando passeamos no Pontão do Lago Sul, não enxergamos quase ninguém nadando; porém, no “nosso Parque das Garças,” fazemos isso com tranquilidade. Temos um espaço como o Parque Olhos D’Água, como o Parque da Cidade, como a Água Mineral, uma mistura de todos esses parques.




E com a mesma destinação para o público: LAZER EM LOCAL ABERTO. O Parque está dando certo sem que o poder público tenha colocado o “dedo” efetivamente. Moradores do Lago Norte e frequentadores do Parque das Garças fiquem atentos ao chamamento de AUDIÊNCIA PÚBLICA, a opinião de todos é de extrema importância e o momento é AGORA! Um engajamento dos moradores está sendo feito pela Prefeitura da Península Norte, que também se posiciona CONTRA a construção de empreendimentos na área do Parque das Garças. Mesmo o poder público alegando que a área da Terracap não é PARQUE DAS GARÇAS, para os frequentadores todo espaço, é sim, PARQUE DAS GARÇAS, principalmente para a fauna que ali existe, a presença de várias espécies de pássaros. Um verdadeiro espaço ecológico!
Veja mais matérias sobre o Lago Norte, clique aqui!