O esporte é que transforma

Five Rounds é, atualmente, a maior academia de lutas de Brasília-DF.

Por Lucas Sena

O dia é sábado e são pouco mais de 11h da manhã. Academia lotada de pessoas dispostas a exercerem a arte da luta. Fora da academia, tudo parece tranquilo; dentro, gente de todas as idades.
De crianças a adultos. No meio dos alunos, porém, não passa despercebi do que o proprietário da academia também está pronto para iniciar seu treino.Nascido em Brasília e criado no Lago Norte, Pedro Galiza (42), hoje, é o esporte que transforma O esporte é que transforma Five Rounds é, atualmente, a maior academia de lutas de Brasília-DF.
professor e proprietário da academia Five Rounds. Localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), a academia foi fundada em 2011 e possui atualmente mais de 300 alunos em suas três filiais. O objetivo da academia é ensinar a arte da luta. Assim, modalidades como boxe, jiu-jitsu, muay-thai e MMA – este último originário do inglês mixed marcial arts (artes marciais mistas) – são ensinadas como ferramentas não só para exercitar o corpo, mas também para transformar. Pedro conta-nos que, ao longo dos anos em que tem sido professor de luta, presenciou vidas serem transformadas. “Eu tenho vários exemplos de pessoas que vieram de projetos sociais e, hoje, vivem da luta”, relata. Logo, além de transformar, a luta consolida-se como uma fonte de renda e de subsistência.
A academia Five Rounds está vinculada a alguns projetos sociais, os quais são responsáveis por dar oportunidades a jovens e apresentá-los o poder renovador da luta. “A nossa parceria com projetos sociais tem como objetivo receber as pessoas e, aos poucos, transformá-las em profissionais, para que elas possam viver da luta”, afirma Pedro.
O potencial transformador do esporte pode ser exemplificado citando-se trajetórias de superação. Esse é o caso do lutador brasiliense, recém-contratado pelo UFC (Ultimate Fighting Championship) e descoberto pela Five Rounds, Vinícius Mamute (29). Mamute é atleta peso-meio-pesado e está vivendo seu melhor momento no MMA. Quando chegou à Five Rounds, Mamute tinha em mente o propósito de tornar-se atleta profissional, intento que está realizando graças à persistência e dedicação ao esporte. “O Mamute chegou há cinco anos com esse sonho de ser lutador de MMA. Até então, ele era só lutador de jiu-jitsu e estava parado, desanimado, pois foi desacreditado por muitas pessoas, por antigos professores. Mas, quando ele chegou, ele viu que a nossa filosofia aqui é sempre acreditar no sonho deles”,
conta entusiasmado. Além da persistência e da dedicação, o papel do treinador é de suma importância para o êxito profissional do atleta. Como professor de luta e treinador, Pedro Galiza acredita ser de grande valia a relação entre treinador e aluno. Segundo ele, “primeiro de tudo, ele (o treinador) precisa conhecer o atleta, saber o ponto forte e a limitação, depois, estudar o adversário para poder dar as instruções corretas e trabalhar uma estratégia simples e eficiente,” explica.
Por fim, sobre o esporte, Pedro expõe que o MMA é uma tendência que vai continuar a destacar-se. “Quem quer viver da luta, vê o MMA como uma oportunidade. Para quem gosta, o MMA é visto como uma chance de oportunidade Pedro Galiza e Mamute de mudar a vida deles”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *