Grupo de Escoteiro Lis do Lago

“Prometo pela minha honra cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, Obedecer à Lei Escoteira e Servir à União dos Escoteiros do Brasil.”

A INSTITUIÇÃO

Criado em 1982, o Grupo de Escoteiros Lis do Lago, mantém seu ritmo de atividades bem como alto nível de qualidade. Está entre os grupos mais atuantes no Distrito Federal, em praticamente todas as dimensões que compete ao Movimento Escoteiro. Continua a colaborar de forma intensiva com as ações da Região DF, se posicionando como parte de seu corpo, sendo protagonista em muitas dessas ações.

Vale ressaltar alguns feitos que demonstram o quão efetiva foi a atuação do GELL em 2017 – Congresso Escoteiro em Goiânia (15 participantes); EducAção em duas escolas do Lago Norte; Moot na Islândia (5 participantes); Assinatura do Termo de Cooperação com a ONG Oca do Sol no projeto Ecotrilhas da Serrinha do Paranoá; Grupo Padrão Ouro e Diamante no Joti; Acampamento de Grupo em Goiânia com mais de 100 participantes; Dois mutirões de especialidades; Duas Indabas; Coordenação de base no Ajuri; Festas Junina e de Encerramento. E neste ano de 2018 a continuidade dessas atividades estão à todo vapor!

  Assim o desenvolvimento cognitivo em relação a trabalho em equipe, respeito as opiniões dos demais, e a natureza, entre outros, se manifestam em todos os envolvidos.

Escotismo e Desenvolvimento Sustentável, este foi o tema de 2017. Neste ano de 2018, o tema é “EDUCAÇÃO PARA A VIDA”. Foi trabalhado os pilares definidos para os conceitos de desenvolvimento sustentável: O Social, o Econômico e o Ambiental, lembrando que as pessoas têm a tendência de pensar apenas na vertente ambiental quando se fala de sustentabilidade.

Três jovens do GELL desenvolvendo seus projetos de IMMA, Insígnia Mundial de Meio Ambiente, sendo 2 de coleta de óleo de cozinha e pilhas e baterias, quando foram recolhidos 8 litros de óleo e 25,6 kg de pilhas e baterias. Outro foi de reuso de camisetas transformando-as em bolsas.

Outras atividades continuaram focadas na questão, mas especialmente no Muteco – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – momento em que foram montadas as seguintes bases:

  • A importância das abelhas na polinização com demonstração de colmeia demonstrado pelo Dr. Luciano Góes, Médico Veterinário e Apicultor, que profissionalmente desenvolve seu trabalho como instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no programa de desenvolvimento da apicultura no estado de Goiás;
  • Aproveitamento de alimentos em especial as cascas da frutas e legumes;
  • Esquetes Separação do lixo; Poluição da água; Queima de lixo; Áreas de risco;
  • Cozinha sustentável: 1) observando prazos de validade 2) técnicas para realizar compras corretas (variedades, composição, validade, embalagens 3) temperatura e limpeza 4) organizando a dispensa 5) como minimizar descartes já que o Brasil é um dos países onde mais se desperdiça alimentos.

 

Os princípios que guiaram o Lis do Lago

Seguindo o que diz seu grito, o Lis do Lago vem demonstrando em seus encontros e eventos uma grande força resultante da união. Também nas avaliações das atividades feitas pelos jovens e em seus semblantes semanais ao final das reuniões, percebe-se a alegria e o amor da fraternidade escoteira.

Certos do trabalhado com a premissa essencial de desenvolver homens e mulheres uteis à sociedade, o Grupo trilha seu caminho e avança com força e segurança.

 

Desenvolvimento Institucional, Inserção Social e Cultura

“A formação do pessoal continua sendo a parte mais importante para o Desenvolvimento Institucional, desta forma continuamos fazendo os esforços para elevar a participação dos nossos membros em cursos e oficinas oferecidas pela região”, diz Deomar Rosado (Diretor de Métodos Educativos).  

Em parceria com a Administração Regional do Lago Norte. O Grupo de Escoteiros Lis do Lago continuou se envolvendo em eventos como plantios de árvores no Parque das Garças e Quebra da 13.

Participação ativa da consolidação do Viveiro Comunitário, tendo colaborado efetivamente na construção do seu estatuto conforme Assembleia em 02/10/2017 e passando a fazer parte do seu conselho fiscal.

Em 30 de setembro de 2017 foi Assinado o Termo de Parceria com a ONG – Oca do Sol – Projeto Ecotrilhas da Serrinha do Paranoá, em que o grupo se compromete a atuar na sua consolidação.

“Nossas festas juninas, do dia da família e de encerramento, continuam contando com intensa participação das famílias, que as preparam e as vivenciam em intensa se confraternização, realçando a graça e a alegria que caracteriza a família Lis do Lago, hoje um núcleo consolidado do Lago Norte”, conclui o senhor Deomar.

 

INFORMAÇÕES: 61-99905.5512

E-mail:  contato@lisdolago.org.br

www.lisdolago.org.br

Grupo Escoteiro Lis do Lago – 15º DF
SHIN trecho 6 QL 6 PAN 6 – Ed. Paulo Arantes
CEP 71510-500 – Lago Norte (entre as QLs 4 e 6)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *